domingo, 18 de maio de 2008

Como Organizar uma Festa Infantil


Para facilitar a organização da sua festa infantil, dividimos em 5 etapas:

1ª Etapa: Lista de Convidados - Consideramos essa etapa muito importante pois, com certeza ela influenciará nas decisões em todas as demais etapas. Defina sua lista do convidados considerando os pais, irmãos e babás. Depois de concluída sua lista considere uma margem que até 20% dos convidados poderão faltar na sua festa.

2ª Etapa: Data e Horário da festa - Em relação a data verifique se não é um feriado prolongado ou data comemorativa. Caso seja em um buffet, geralmente já tem horários pré-definidos principalmente aos finais de semana. Se for na residência, a flexibilidade é total pois você escolhe o horário que melhor lhe convém. Vale lembrar que a maioria dos buffets a duração da festa é de 4h ou 5h no máximo. Verifique abaixo alguns perfis de Data da festa x Horário da festa..
  • Finais de Semana:Se você decidir por um Buffet Infantil, aos finais de semana os preços são mais altos em virtude da procura ser maior. Geralmente, a maioria das pessoas procuram essas datas acreditando que a freqüência será maior. Não devemos esquecer que os convidados podem ter outros compromissos também. Em muitos casos, a freqüência acaba surpreendendo. Daí a importância de verificar o perfil dos seus convidados. Em relação ao horário nos buffets é dividido em dois períodos: um no horário de almoço que geralmente inicia às 12h e o outro à noite com início entre 18h e 19h. No horário de almoço é imprescindível um prato quente além do coquetel e à noite, conforme o perfil dos convidados, fica opcional a decisão de ter ou não, mas se a sua família for de Italianos por exemplo, só o coquetel pode deixar a desejar...
  • Durante a semana:Os Buffets Infantis oferecem várias opções nestas datas em virtude da procura ser menor. Aí você deve optar se vai fazer uma festa completa ou mais econômica, é isso mesmo pode-se escolher pacotes que chegam à metade do preço normal, e o mais interessante é que seu filho vai desfrutar de todos os brinquedos e estrutura disponível no buffet, porque o que muda praticamente é o cardápio. Agora muito cuidado, os pacotes econômicos são destinados basicamente às crianças. Neste caso, são conhecidos como “FESTAS ESCOLARES”, onde as crianças saem direto da escola e vão para a festa, mas estas festas começam na maioria das vezes cedo para emendar com a saída da escola de manhã ou à tarde. Nesse tipo de festa, os pais ficam tranqüilos pois as crianças costumam ser levadas por ônibus escolares ou vão de carona com outros amiguinhos. Ficando a cargo dos pais somente buscá-las ao término da festa. Além das crianças, geralmente os adultos presentes são os pais do aniversariante, avós e padrinhos e um ou outro adulto limitando-se ao total de dez na maioria dos casos. E não esqueça de pechinchar, os buffets são bem flexíveis nestas datas.

3ª Etapa: Tema da festa. Dependendo da idade do aniversariante, quem escolhe o tema são os pais. Se o seu filho ainda não consegue definir o tema preferido, leve em conta os desenhos, brinquedos e personagens infantis que ele mais se interessa. Cuidado, pois muitos pais acabam escolhendo temas para realizar sonhos pessoais, perdendo o foco da preferência da criança. É importante que a criança se identifique com o tema, para que no dia ela fique mais à vontade até mesmo para as fotos, pois a recordação será para sempre. Agora se o seu filho já toma as próprias decisões, não se espante se ele optar por um tema completamente diferente do que você imagina, deixe sua fantasia ir além...para que fique em sua recordação esse momento tão esperado. Se a festa for em Buffets Infantis você terá muitas opções para escolher, caso seja em sua residência não esqueça de verificar o tamanho do seu espaço, pois há diversos tamanhos de decorações.Dentro desta etapa queremos destacar também as lembracinhas que estão relacionadas com o tema da festa, os Buffets oferecem muitas opções mas caso queria algo personalizado há diversas empresas que trabalham com este serviço.

4ª Etapa: Cardápio - Já falamos um pouco sobre este item na 2ª etapa, tome cuidado para não escolher cardápios muito exóticos caso não conheça o perfil dos seus convidados. Os buffets geralmente orientam bem sobre a melhor escolha, mas se festa for em sua residência tome cuidado com a refrigeração da alimentação para não ter surpresas. Em relação a quantidade questione o Buffet caso vier mais pessoas do que o esperado se ele está preparado para atendê-las, já em sua residência você pode consultar este link para o site "Link do Bebê": “Como calcular o consumo de uma festa infantil”.

5ª Etapa: Diversão é muito importante saber escolher como entreter todos os convidados em uma festa. Festa de criança sem algum tipo de lazer e entretenimento não é festa. Neste quesito vai depender do espaço que você dispõe e a idade das crianças.Pronto!!!. Sua festa está praticamente definida. Se você decidiu por um Buffet Infantil não precisa se preocupar com os detalhes, agora se for realizar em sua residência defina uma pessoa de sua confiança para ajudar na organização e não sobrecarregar de tarefas. Vale lembrar que você terá muitos opcionais para deixar sua festa ainda mais inesquecível. Procure conhecer o trabalho desses profissionais com antecedência. E para finalizar não se esqueça de registrar estes momentos caso queira ficar mais à vontade no dia da festa contrate os profissionais de fotografia e filmagem para ter essa recordação gravada e poder curtir com seus filhos futuramente.

Nenhum comentário: